Plantios de outubro

Em meados de outubro realizamos o plantio de girassol, milho e feijão.

Estamos testando o girassol, que deverá ser utilizado para extração de óleo e a “torta” para alimentação da nossa vaquinha “Miucha”.

O plantio foi feito em terraços que estavam em “pousio forçado” por uns 4 anos. Fizemos uma roçada e depois o terreno foi carpido, deixando-se todo o material sobre o solo. Na hora do plantio abrimos os berços com enxada, acrescentamos um pouco de calcário filler e colocamos as sementes.

Tivemos uma boa germinação até agora. O tempo colaborou, pois após cada plantio fomos agraciados com chuva e algum calor.

Ainda essa semana já está sendo feita a capina ao redor das plantas para evitar a competição. Todo o material carpido permanece sobre o solo, colaborando assim com o sombreamento e armazenamento de água.

O feijão costuma produzir muito bem aqui na chácara, mas o milho padece um pouco. A semente do milho tivemos que comprar mas a de feijão é de nossa própria produção. Estamos buscando alguma variedade de milho adaptada às nossas condições para podermos manter estoque próprio de sementes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: