Trabalhos de primavera/verão

Embora estejamos na primavera, as temperaturas não estão tão elevadas.

No jornal AmbienteBrasil (www.ambinetebrasil.com.br) temos a seguinte notícia:

18 / 11 / 2008 Paraná tem primavera mais fria desde 1970

Moradores do Paraná estão enfrentando a primavera mais fria dos últimos 38 anos. A um mês do verão, Curitiba registra temperaturas típicas do inverno. E os moradores têm de buscar as roupas de frio no armário.

Nesta segunda-feira (17), a temperatura ficou em torno de 12ºC, mas a sensação térmica foi de 7ºC. Desde 1970, não fazia tanto frio nessa época do ano.

Na capital paranaense, a máxima na semana passada chegou a 17ºC, ficando a sete graus abaixo da média do mês. As mínimas também estão até 2ºC mais baixas do que nos últimos anos. (Fonte: G1)

Tempos de “aquecimento global” ou não!!!???

Ainda assim a vegetação está “com a corda toda” e nossa vaquinha “Miucha” não dá conta de comer todo o “pasto” disponível. Por isso, na semana passada e ainda ontem fizemos uma boa roçada pelas áreas ao redor das casas e estradas.

O material da roçada está sendo juntado e levado para a horta e para uma parte da plantação de feijão.

No local onde plantamos o feijão existe uma área com pouca cobertura de solo. É um leve declive onde fizemos algumas curvas de nível para conter a erosão, mas ainda não está bem recuperada apresentando pouquíssimo aparecimento de vegetação nativa, consequentemente não há material para permanecer sobre o solo o que provoca o seu ressecamento. Esperamos que com a cobertura adicional o problema se resolva. No momento é visível a diferença no desenvolvimento das plantas nessa área e nas demais onde a cobertura do solo é mais efetiva. Nos próximos dias veremos se há alguma mudança no quadro geral.

O girassol vem vindo lentamente, assim como o milho.

Não temos tido falta de água (chuva), mas com a oscilação da temperatura as plantas parecem estar um pouco “indecisas” sobre o que devem fazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: