As galinhas da chácara

Aqui na chácara já cheguei a ter mais de 50 galinhas e alguns galos. Em uma noite, há uns dois anos, um cachorro ou raposa entrou no galinheiro e matou 28 aves. Alguns dias depois novo “assalto” e lá se foram mais umas 10.

Como a natureza é pródiga, se não a atrapalhamos, as galinhas que ficaram me deram alguns filhotes e aumentei um pouco o plantel, mas acabei ficando com muitos galos. Esses por sua vez acabaram indo parar na panela.

Hoje tenho 6 galinhas e 1 galo no meu novo galinheiro e o caseiro ficou com mais umas 6 galinhas e uns 2 galos.

Como essas galinhas já estão ficando velhas algumas não estão mais botando, mas ainda não identifiquei quem são elas, então por enquanto elas apenas comem o capim e me fornecem algum esterco.

Da primavera pra cá duas galinhas já chocaram alguns ovos e no momento tenho 11 franguinhos e  5 pintinhos dos quais 2 são de chocadeira.

O que ocorreu é que duas galinhas resolveram compartilharam o mesmo ninho e ovos. Ao todo eram 10 ovos, nasceram 3 pintinhos e sobraram 5 ovos.

 

Esses ovos que foram “abandonados” pelas galinhas eu coloquei na minha chocadeira.

Saíram mais 3 pintinhos mas um não sobreviveu e ainda tenho dois ovos na chocadeira.

Por enquanto vou cuidar dos bebês aqui em casa mesmo e depois que os outros dois ovos eclodirem decido como fazer para introduzi-los no galinheiro e posto aqui o resultado.

 

2 comentários sobre “As galinhas da chácara

Deixe um comentário