Falando de Jersey

A produção leiteira faz parte da rotina da chácara e a raça que escolhemos foi a Jersey, por se tratar de um animal com características muito interessantes para o pequeno produtor rural.

São animais muito rústicos, com grande adaptabilidade a diferentes climas, facilidade de parição e produtora de leite com altos teores de gordura e proteínas.

Essas características fazem com que a criação desses animais seja muito tranquila.

Dependendo do sistema de manejo utilizado, mais ou menos tecnificado, as produções podem variar, mas a qualidade do leite e a  produção de derivados é sempre excepcional.

Além disso tudo, em estudo recente, comprovou-se que a raça Jersey é amiga do meio ambiente (ver artigo na categoria Minha vaquinha leiteira).

Estaremos postando informações sobre essa nossa “Pequena Notável” aqui no blog.

Para outras informações acesse também o site da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Paraná – http://www.jerseypr.com.br.

 

 

 

ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE GADO JERSEY DO PARANÁ

Rua Francisco Torres, 545 – 14º Andar – Sala 140

80.060-130 – Curitiba – Paraná

Contato: Adriane Schmitz Plaisant

Telefone: (41) 3262-3421

e-mail: jerseypr@jerseypr.com.br

Horário de Atendimento da Jersey PR: Segunda à Sexta das 13hs às 18hs

17 comentários sobre “Falando de Jersey

  1. Eu a 4 anos, apesar de admirar o gado jersey, iniciei meu trabalho com o girolando, mas o jersey não me sai da cabeça, gostaria de saber mais sobre o jersey, parabens pelo trabalho de vocês.
    Sou de Mirante do Paranapanema S.P

    Curtir

    • Olá José Mauricio,
      De fato a Jersey é uma raça que apaixona.
      São animais pequenos e muito dóceis. Sua produção é boa, mas a característica mais marcante é a quantidade de sólidos do leite o que proporciona um ótimo rendimento em queijo.
      Aqui tratamos nossos aniamis com homeopatia e os bezerros ficam direto com as mães até os 2 meses. Dos 2 aos 4 meses apartamos apenas à noite e iniciamos o desmame.
      Não é o sistema vigente, mas acredito que assim é mais natural e a bezerrada se cria muito bem. Além disso facilita muito o manejo para mim.
      Agradeço a visita aqui no blog.
      Sds,
      Karen

      Curtir

  2. Oi Karen
    Comecei a criar Jersey a um ano em Minas Gerais juntamente com gado Girolando,do qual pretendo me desfazer pra ficar só com o gado Jersey.O manejo das duas raças são independente,porém gostaria de fazer um manejo diferente com as bezerras Jersey.
    Você poderia por favor dar mais detalhes do seu manejo com os seus bezerros.Que tipo de homeopatia você aplica e também você diz que o bezerro fica com a mãe direto,esse direto é o dia inteiro no pasto ou 24 horas por dia?
    Fique bem.
    Antonio M Fernandes

    Curtir

    • Olá Antonio,
      Para começar esclarecendo devo dizer que sou uma criadora bem “alternativa” e que tenho apenas 5 vacas, 2 novilhas, 1 bezerra e 1 bezerro (com 10 dias).
      Para melhor responder suas dúvidas vou colocar uma postagem explicativa.
      Agradeço o contato.
      Sds,
      Karen

      Curtir

    • Olá Douglas,
      Desejo sucesso na empreitada.
      Infelizmente ainda não tenho animais para vedna.
      Se você está no Paraná visite o site da Associação dos Criadores (link no Blogroll).
      Sds,
      Karen

      Curtir

    • Olá Fabiana,
      As vaquinhas vão indo bem!
      Quanto ao tratamento homeopático, tenho utilizado apenas preparados comerciais para mastite e bernes/carrapatos. tem funcionado bem.
      A alguns anos tínhamos uma veterinária que nos atendia e mandávamos formular “remédios” específicos, mas, infelizmente para nós, ela se mudou e foi cuidar dos animais do pai e aí ficamos na mão.
      A homeopatia animal está se expandindo, mas ainda há mais usos em pets. Para grandes animais tem sido difícil encontrar profissionais.
      Quando a coisa aperta consulto o homeopata da família que me indica os procedimentos possíveis, mas apenas indica, não formula.
      Como tenho poucos animais e poucos problemas vou me virando assim.
      Sds,
      Karen

      Curtir

      • Olá Karen,
        Imagino a dificuldade! Qual a sua experiência com a “secagem” das vacas? Vc usa algum produto homeopático para o período seco?
        Fabiana

        Curtir

      • Olá Fabiana,
        Para a secagem das vacas o processo é simples, mas deve ser bem feito.
        Se vc faz ordenha duas vezes ao dia, comece cortando a ordenha da tarde por uns três dias.
        Depois você começa a alternar a ordenha da manhã. ordenha dia sim, dia não por uma semana, depois dia sim, dois dias não e depois, dia sim, três dias não e então interrompe a ordenha totalmente. No último dia antes de encerrar a ordenha de sua vaca, esgote-a muito bem e aplique uma seringa com antibiótico p´roprio para Vacas Secas (VS). Esse procedimento é importante para que não ocorra contaminação durante o período seco.
        A secagem deve ser feita dois meses antes da data prevista para o parto.
        Durante todo o período de lactação e período seco forneço o preparado homeopático para prevenir mastite. Tem dos laboratórios Arenales e RealH. Forneço diretamente no cocho de cada vaca individualmente nas doses recomendadas pelos fabricantes.
        Caso fique alguma dúvida entre novamente em contato.
        Sds,
        Karen

        Curtir

    • Olá Elizabeth,
      Sinto por sua perda.
      Não posso ajudar muito nesse caso pois não passei por esse problema.
      Acredito que o mais importante será acompanhar o parto das vacas e ajudar se necessário.
      Vou buscar informação com meu veterinário e te mando alguma notícia o mais breve possível.
      Desejo sorte.
      Sds.
      Karen

      Curtir

  3. boa noit, karen estou me organizando para começar um novo trabalho apartir d um gado da raça gersey,na minha regiao nao consigo orientaçao sobre a raça, será k vc conseguiria me orientar onde eu encontraria orientaçoes, catalagos e outros sobre a criaçao dessa raça, pois hje tenho gado mestiço, e informaçoes sobre o gADO GERSEY. Muito obrigado. toni.
    tonifocha@hotmail.com

    Curtir

  4. Boa tarde,tenho um sitio aqui no interior de são paulo,mais precisamente em birigui..
    quero começar a criar vacas Jersey… gostaria que você mi desse informações de como funciona…já tenho meu rebanho mais não são Jersey…você sabe onde tem a venda aqui na região
    muito obrigado aguardo resposta…

    Curtir

Deixe um comentário